Conecte-se agora

Em São Carlos

Funcionários do PROCON São Carlos fazem capacitação em mediação e conciliação

Publicado

em

Funcionários do PROCON São Carlos fazem capacitação em mediação e conciliação

Em breve, os funcionários do PROCON-São Carlos serão técnicos em conciliação. Com essa formação, as audiências de conciliação realizadas no órgão serão homologadas pelo juiz, tornando o processo no judiciário mais célere ao consumidor.

Atualmente, mesmo realizando um acordo via PROCON, caso a empresa descumpra o acordo, o consumidor precisa ingressar com uma ação no judiciário e passar por todo processo inicial, o que pode acarretar um prejuízo maior devido à demora na solução do problema”, explicou Juliana Cortes, diretora do PROCON São Carlos.

O curso de capacitação, treinamento e aperfeiçoamento de conciliadores e mediadores está sendo ministrado pela CAMCESP (Câmara de Arbitragem, Mediação, Conciliação e Estudos de São Paulo) e terá duração de pelo menos 100 horas, divididas em 40 horas teóricas e no mínimo 60h práticas.

O PROCON São Carlos busca com a capacitação dos servidores a realização de um convênio com o CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos) de São Carlos para a validação das audiências.

A capacitação dá ao PROCON um reconhecimento maior do trabalho realizado no órgão, tanto com as empresas, como no judiciário, acredito que com um profissional devidamente qualificado, vamos conseguir aumentar o índice de solução das demandas que hoje já chega mais de 80%, e ainda diminuir as demandas no judiciário”, comenta Juliana Cortes.

Judicialização
Em 2017, a Justiça Estadual recebeu aproximadamente 20.207.585 novos processos, chegando ao total de quase 65.500.000 processos em andamento. O tempo médio de espera para ter uma sentença de 1º grau está em torno de 2 anos e 6 meses.

A conciliação se apresenta como uma solução mais rápida e com resultados satisfatórios. “Quanto mais incentivo e pessoas capacitadas para resolverem essas demandas sem o crivo do judiciário menor serão as demandas encaminhadas a justiça”, diz a diretora do PROCON.

O curso é uma conquista histórica para o PROCON São Carlos, pois é a primeira vez que os servidores são capacitados de acordo com a Resolução do CNJ, e com isso o PROCON São Carlos passará a ter um serviço técnico, humanizado e eficiente”, conclui Juliana.

Continue Lendo
Propaganda
Clique para comentar

As mais lidas

Copyright © Portal Sanca - Todos os direitos reservados

Hospedado por ServerPro